Você sabia que os tipos de pisos cerâmicos variam de acordo com a resistência das peças e os acabamentos? Entender a capacidade do material é o que orienta qual cerâmica será melhor para cada ambiente da casa. Por isso, preparamos essa publicação para que você compreenda as vantagens de cada tipo de piso e possa escolher o melhor para suas necessidades.
Quais são os parâmetros utilizados para especificar uma peça de cerâmica?
PEI ou Índice de Resistência à Abrasão: A sigla PEI corresponde, na realidade, ao Porcelain Enamel Institute — Instituto de Esmalte de Porcelana. Essa instituição forneceu a regulamentação para classificar os revestimentos conforme a resistência de seu esmalte à abrasão. Para cada classificação, existe uma recomendação de uso diferente.
Primeiro é preciso entender o que é essa resistência. Ela mostra o quanto o esmalte de uma peça se desgasta conforme é usada, pelo atrito com partículas esfoliantes, como areia. Caso ela seja baixa, facilmente vão surgir riscos na superfície. Já a absorção de água é outro fator importante a ser levado em consideração, pois relaciona-se diretamente com a porosidade do material. Quanto mais poros houver em uma peça, mais espaço terá para que a água seja absorvida.
Isso é prejudicial: com esse acúmulo de umidade, a cerâmica dilata. Essa dilatação faz com o que espaço disponível para a peça não seja suficiente e, então, ela se solta. Assim, aparecem grandes gastos com reformas e reposições. Portanto, entender a classificação de cerâmicas em relação a absorção é essencial. Além disso, a resistência a manchas, ao contrário do que o nome pode sugerir, define a dificuldade para que um revestimento manche, ou seja, ele mostra o grau de dificuldade para limpar as manchas. Sendo assim, este torna-se o terceiro elemento fundamental a ser considerado como critério.
Classificação A, B e C de resistência
A primeira característica dos tipos de pisos cerâmicos é a resistência que o material oferece. Há no mercado as classificações principais:
Piso cerâmica tipo A: são os modelos premium dos tipos de pisos cerâmicos. Resistentes e sem defeitos visíveis, têm garantia oferecida pelos fabricantes, além de não danificarem com produtos químicos;
Piso cerâmico tipo B e C: são os modelos intermediários. Apresentam defeitos visíveis nas peças e têm boa resistência, porém não possuem garantia de fábrica;
Piso cerâmico tipo D: são os modelos mais simples dos tipos de pisos cerâmicos que, além de terem defeitos visuais nas peças, não possuem garantia de resistência.
Confira algumas opções de acabamentos
Existem outras opções de pisos e revestimentos considerados mais nobres e bonitos, porém os pisos cerâmicos são ideais para você que opta pela praticidade e sofisticação. Os modelos de pisos cerâmicos são tão diversificados quanto os de porcelanato. Além dessa variedade, a cerâmica também possui no mercado acabamentos diferentes para o piso.
Sendo assim, você conta com um leque de opções: brilhante; acetinado; acetinado rústico; acetinado antiderrapante (uso externo).
Agora que você já conhece os tipos de resistências de pisos cerâmicos vai saber o que avaliar na hora de escolher o piso ideal para sua casa. Compre com a certeza de que vai acertar no modelo! Acesse o nosso site e entre em contato conosco para garantir os produtos ideais.
Seja construção,
reforma, decoração
ou jardinagem.
Aqui você
encontra tudo.