VOLTAR

Tipos de tinta: Qual a mais indicada para cada situação ou superfície?

26.08.2022 / por kitijolo

Na hora de comprar a tinta para a pintura e reforma da casa, são muitas as dúvidas que passam pela cabeça: qual a cor mais combina com o espaço? Qual a quantidade ideal para que o serviço seja realizado? Faço ou não texturas nas paredes? Além dessas, uma outra dúvida de muitas pessoas é a respeito de quais tipos de tinta são ideais para cada ambiente da casa.

 

É muito importante saber a respeito dos tipos de tinta e suas especificações, pois sua aplicação correta resultará em maior durabilidade, melhor acabamento e na diminuição de desperdício de produto, promovendo também a economia do seu dinheiro. 

 

Se você está enfrentando esse dilema, a Kitijolo te ajuda! Neste blogpost você encontrará os principais tipos de tinta usados, com as suas especificações e locais onde devem ser aplicados. Confira!

Quais são os tipos de tinta?

 

Látex ou PVA 

É uma tinta à base de água sendo a mais comumente utilizada e uma das mais econômicas. Por ter secagem rápida, fácil aplicação, cheiro menos acentuado, acabamento fosco e pouca resistência ao sol é a mais indicada para ambientes internos com acabamento em reboco, gesso ou massa corrida.

 

Tinta acrílica 

É solúvel em água e por possuir diferentes tipos de acabamento é uma das mais opções de tinta mais versáteis. Dentre suas características estão: impermeável, rápida secagem, baixo odor, melhor cobertura, disfarça possíveis imperfeições da superfície, resistente ao mofo e de fácil limpeza. É a opção indicada para ambientes externos por ter uma maior resistência e durabilidade.

 

Epóxi 

É um dos tipos de tinta mais resistente, podendo ter fabricação à base de solvente ou de água. O epóxi à base de solvente tem maior resistência à abrasão e produtos químicos, podendo também ficar em contato direto com a água. É indicado para pintura de caixas d'água e banheiras (não é indicado para piscinas) e sua aplicação é apropriada para locais com grande necessidade de resistência a atritos como pisos de garagem, pisos industriais e comerciais. Já o epóxi à base de água tem acabamento brilhante ou acetinado, possuindo alta aderência em superfícies lisas e resistência à umidade. É indicado para paredes de azulejos ou pastilhas cerâmicas em cozinhas e banheiros. 




Esmalte sintético 

É uma opção desenvolvida especialmente para superfícies de ferro ou madeira. Após sua aplicação a tinta cria uma película sobre a superfície, podendo possuir acabamento brilhante, acetinado ou fosco. Originalmente fabricado à base de solvente, atualmente a maioria dos esmaltes já é a base d’água. Além de ser ecologicamente correto, o esmalte a base d’água possui secagem mais rápida, baixo odor e não amarela com o passar do tempo.

 

E por último, mas não menos importante ou eficaz.

 

Tinta acrílica superlavável 

É um tipo solúvel em água excepcional para ambientes com grande trânsito de crianças por ter pouquíssimo cheiro, ser de fácil limpeza e por não manchar com facilidade. Pode ser lavada com água, detergente neutro e esponja macia.

 

A qualidade da pintura depende da sua escolha

 

Para muito além da questão da marca, o fator que será muito determinante para a qualidade e durabilidade será a sua escolha na hora de pensar no tipo de tinta e no ambiente em que ela será aplicada. Podemos perceber ao longo da publicação que cada tipo traz consigo características compatíveis com determinados cômodos, o que também refletirá não só na qualidade mas na sua experiência pós pintura.

 

E nada melhor que ter um atendimento capacitado e preocupado em oferecer a melhor experiência de compra para garantir que a sua escolha seja a mais assertiva possível. Por isso você pode contar com a Kitijolo! No nosso centro de compras você encontra uma ampla variedade de marcas (como Suvinil, Resicolor e Montana), categorias e linhas de tintas, além de todas as ferramentas extras que precisará utilizar. 

 

Nos visite na Avenida Rio Grande do Sul, 1469, ou entre em contato que levamos até você!

 

Compartilhe

Seja construção,
reforma, decoração
ou jardinagem.
Aqui você
encontra tudo.

leia também