VOLTAR

Telha Brasilit: Principais cuidados para garantir uma maior durabilidade

05.10.2022 / por kitijolo

A telha de fibrocimento, popularmente conhecida pelo nome fantasia "telha brasilit", é um dos tipos de cobertura mais comuns, resistentes e de fácil instalação no mercado. Uma de suas matérias-primas ao longo do tempo foi o minério amianto, amplamente utilizado na construção civil, mas que teve a utilização proibida em novembro de 2017 devido a sua exposição causar complicações pulmonares e ser até mesmo cancerígena.

Com a mudança de composição, é normal duvidarmos de sua resistência ou nos perguntarmos se a qualidade do produto é a mesma. Por isso a Kitijolo vem no artigo de hoje desmistificar algumas lendas sobre isto e indicar cuidados necessários para tornar mais duradoura a resistência de seu telhado. 

Vem com a gente!

Afinal, a telha de fibrocimento ficou mais fraca sem o amianto?

 

É um mito. 

 

Atualmente novas tecnologias, como a CRFS (Cimento Reforçado com Fio Sintético), foram desenvolvidas para que se garantisse uma durabilidade equivalente com matérias-primas não agressivas à saúde humana, tudo através de estudos e técnicas modernas de produção. 

 

Dentre as principais vantagens da telha sem amianto, podemos destacar:

 

alta compatibilidade com todos os tipos de instalações (residenciais, comerciais, industriais e do agronegócio);

ótimo isolante térmico, ajudando para que se mantenha uma temperatura agradável na construção;

resistente ao desgaste que o passar do tempo provoca;

 

São motivos que fazem a ausência do amianto não fazer a diferença na qualidade e performance da sua telha brasilit. No entanto, como qualquer outra estrutura exposta a inúmeras intempéries, existem cuidados que podem potencializar ainda mais a durabilidade de sua cobertura. 

 Confira algumas dicas importantíssimas. 

O cuidado vai desde à instalação
Sendo responsável por um dos papéis mais importantes em uma residência, a cobertura é a que protegerá a estrutura de toda a instabilidade climática, dessa forma sua eficiência depende também da forma como o material será instalado.

 A principal dica é contar com uma mão de obra profissional, já que ela terá toda a técnica necessária para desenvolver da melhor forma a instalação da telha brasilit sobre a estrutura de apoio. Nesse processo há detalhes importantes a serem seguidos, como:

Muitas das informações já são naturais para um profissional, sendo que a maioria delas consta no próprio manual de fabricação, porém é sempre importante se certificar que tais pontos estão sendo levados em consideração já nesse primeiro momento de instalação.

Forte aperto na hora de fixação, cálculo errado do vão livre e falta do corte de canto podem ser fatores que no futuro provoquem trincas e furos na telha. Nesse caso, o indicado é a total substituição desta, já que nenhum material ou produto serão capazes de desempenhar as características do fibrocimento.

Se tudo deu certo com a instalação, ainda há recursos extras aos quais você pode recorrer para manter em dia a integridade de sua cobertura. Muitos deles se encaixam na chamada "manutenção preventiva", onde recorremos a alguns cuidados que diminuirão os riscos de dano à sua telha lá na frente. 

Confira as dicas abaixo!

Cuidados extras para sua telha brasilit
Como forma de garantir que os benefícios da cobertura e sua integridade se mantenham ao longo do tempo, podemos ter alguns zelos que com certeza farão toda a diferença na resistência da telha perante a diferentes condições climáticas. 

 

 

Esses cuidados mais específicos ajudarão na manutenção efetiva da cobertura, refletindo diretamente no quanto ela será durável e resistente para sua casa. Mas se você achou que acabava por aqui, se enganou. Deixamos a melhor dica para o final, veja só!

Escolha a Brasilit como a marca de sua telha

Você se lembra do nome fantasia que de tão popular virou o próprio produto? Pois então, a Brasilit possui em seu catálogo inúmeros modelos e espessuras nessa categoria de cobertura, oferecendo sempre excelência e técnicas inovadores de produção. 

 

E não poderia ser diferente que a marca é uma das parceiras da Kitijolo, marcando presença em nosso catálogo com as telhas de fibrocimento onduladas, ideais para todo tipo de instalação e possuidoras da tecnologia CRFS que comentamos no início do artigo!

 

Então se você pensou em telhado brasilit, pensou Kitijolo. 

 

Clique aqui para entrar em contato com um de nossos atendentes que levamos até você!

 

Será um prazer lhe atender!

 

Compartilhe

Seja construção,
reforma, decoração
ou jardinagem.
Aqui você
encontra tudo.

leia também